Com o aumento do número de casos de dengue e também de óbitos em decorrência da doença em Minas Gerais, a população está mais atenta e preocupada com a proliferação do mosquito transmissor.
Prova disso é a maior participação das pessoas durante os mutirões de limpeza realizados pela Vigilância Ambiental nos bairros de Pará de Minas. Até mesmo em locais onde a ação ainda não foi realizada, os moradores já começam a se mobilizar para retirar dos quintais possíveis criadouros.
A limpeza de lotes e a eliminação de objetos que possam acumular água nestes locais também vêm acontecendo com mais frequência. Mas há uma nova preocupação nesse sentido, que são as caixas d’água. A orientação das autoridades sempre foi para que os moradores mantenham esses reservatórios fechados, evitando a reprodução dos mosquitos.
Nesse sentido, um morador do Recanto da Lagoa, que prefere não ter o nome divulgado publicamente, entrou em contato conosco, manifestando muita preocupação. É que ao fazer uma limpeza na caixa d’água de sua residência, que sempre foi tampada, se deparou com muitos mosquitos:
O morador reforça o alerta e pede às equipes de combate à dengue que orientem as pessoas a limpar suas caixas d’água, mesmo aquelas que estão tampadas, e que reforcem a vedação delas para evitar a entrada dos mosquitos.
Foto Ilustrativa: Reprodução Wikimedia Commons