O início dos trabalhos do Instituto Médico Legal de Pará de Minas (IML) está mais próximo que nunca. A celebração de um convênio entre o município e a Polícia Civil, para a cessão de um funcionário na atuação como auxiliar de necropsia já aconteceu.
O agente da Guarda Civil Municipal, Vanderson Cristiano De Oliveira, é quem fará o treinamento para exercer a função de auxiliar de necropsia. Esta é a última exigência para a retomada do IML, que já conta com três médicos legistas e espaço adequado, nas dependências do Cemitério Parque da Serra, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
O curso oferecido pelo IML de Belo Horizonte tem duração de 3 a 7 dias, mas a data ainda não foi marcada. No entanto, o comandante da Guarda Municipal, Lucas Costa, confirma que ele será realizado em breve:
A secretária de Gestão Pública, Ana Paula Couto, informou que os trâmites burocráticos estão adiantados.
O IML de Pará de Minas foi fechado há alguns anos por determinação da Polícia Civil. Ele funcionava no Cemitério Santo Antônio, mas as condições eram inapropriadas. Além de pequeno, o espaço oferecia condições insalubres para os profissionais. Desde então, os corpos são levados para o IML de Betim, que é o mais próximo daqui.