Quase duas semanas depois, os reflexos do carnaval continuam aparecendo na saúde pública de Pará de Minas. É que as interações sociais contribuem para o crescimento do risco de transmissões de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Especialistas vêm testemunhando o aumento nos casos de infecções como sífilis, HIV, gonorreia e clamídia, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O uso do preservativo ainda é a forma mais eficaz de se evitar a transmissão dessas doenças. No entanto, muitos não levam a prevenção a sério e só reagem tardiamente.
É para essas pessoas que o SUS facilita os testes rápidos e gratuitos das doenças sexualmente transmissíveis, garantindo um tratamento adequado, caso necessário. A demanda pelos exames em Pará de Minas cresceu após o carnaval, segundo confirmou ao Jornal da Manhã Mariana Viegas, Referência Técnica das Equipes de Atenção Básica:
Mariana Viegas também falou sobre a procura por testes rápidos no SUS:
Os testes podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e também no Ambulatório Medico de Especialidades (AME).