Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


LIRAa mostra a força da mobilização coletiva e tira Pará de Minas do alto risco de uma epidemia de dengue

12/03/2025

A campanha de combate à dengue já apresentou resultados positivos em Pará de Minas, reduzindo o índice do LIRAa, que é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. 

O levantamento, realizado na última semana, apontou uma queda considerável, sendo que os 7,6 do estudo anterior caíram para 2,7 na busca atual. Isso significa que Pará de Minas saiu do status de alto risco, em janeiro, para a situação de médio risco para epidemia, agora em março. 

Segundo Adilson Batista, gerente da Vigilância em Saúde, o resultado do LIRAa foi uma surpresa boa, consequência de um conjunto de ações desenvolvidas pela prefeitura para o controle da dengue e à sensibilização da população na luta contra a doença. 

Adilson também destacou que o apoio da população foi essencial para manter Pará de Minas longe de uma nova epidemia de dengue.

Ele também atualizou o quadro de notificações no município e comentou sobre o caso de dengue tipo 4, confirmado há poucos dias:

E a mobilização contra a dengue vai continuar. A Vigilância confirma para a próxima sexta-feira mais um arrastão de limpeza, desta vez nos bairros JK, Novo Horizonte e São Vicente de Paulo. 

Mais uma morte por chikungunya

E a Secretaria de Estado de Saúde confirmou a segunda morte por chikungunya em Minas Gerais. A nova vítima é um idoso, na faixa etária dos 80 anos, que morava em Ipatinga, no Vale do Aço.

Conforme a pasta, ele tinha comorbidades, como diabetes e hipertensão. A outra morte pela doença era uma idosa, da mesma faixa etária, moradora de Arceburgo. Até o momento, o território mineiro já registrou quase 5 mil casos prováveis de chikungunya.

Ainda conforme o balanço divulgado pela pasta, o número de mortes por dengue também cresceu. Eram nove na última sexta-feira e agora são 13. Apesar do aumento, os números ainda estão bem abaixo do registro no mesmo período de 2024, quando foram registradas 575 mortes por dengue e 81 óbitos por chikungunya.

Foto: Assessoria de Comunicação @prefeituraparademinas




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis