Minas Gerais é o segundo Estado brasileiro com o maior número de infrações por excesso de velocidade. O levantamento faz parte de um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com o estudo, foram mais de 8 milhões de ocorrências do tipo em apenas um ano. Minas só perde para São Paulo, onde foram registradas 22 milhões de ocorrências. O Rio de Janeiro aparece em terceiro lugar, com 7,9 milhões.
O alto número de ocorrências de excesso de velocidade está relacionado à irresponsabilidade dos motoristas, porque a pesquisa também apurou que esse tipo de infração geralmente ocorre mais nas sextas-feiras e aos domingos, mostrando que podem estar ligadas às extravagâncias do fim de semana.
Outro dado levantado é que depois da pandemia de Covid-19, o número de casos de excesso de velocidade aumentou. Parece haver fatores contribuindo para isso, como mais falta de paciência dos condutores e motoristas ansiosos.
Os especialistas apontaram ainda como outras causas para o excesso de velocidade o excesso de confiança ao volante, a banalização das infrações e a falsa percepção de que ‘comigo isso não acontece’.
O excesso de velocidade também é percebido claramente nas ruas de Pará de Minas. Com uma frota superior a 70 mil veículos e muita gente apressada por aí, o que não falta são acidentes.
Essa realidade é acompanhada de perto pelos agentes da Guarda Civil Municipal, uma vez que eles permanecem nas ruas o tempo todo. E segundo o comandante da corporação, Lucas Costa, os motociclistas são os que mais desrespeitam as normas de trânsito:
Ele também falou das operações que os agentes da Guarda Municipal desenvolvem nas ruas:
Outro dado levantado pela pesquisa revela que no ano passado foram registradas quase 400 mortes em sinistros de trânsito, causados por excesso de velocidade.