O anúncio sobre o fechamento do laboratório que atende o Pronto Atendimento Médico de Pará de Minas, no bairro Senador Valadares, está provocando polêmica nos meios políticos e entre a população também.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a prestação de serviços será transferida para o Hospital Nossa Senhora da Conceição.
A medida preocupou os vereadores, principalmente no quesito logístico, já que será preciso colher o material, encaminhar para o Hospital, aguardar o resultado e levar novamente para a UPA, processo que demandaria muito tempo de espera.
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal reagiu de forma negativa. O presidente dela, vereador Cristiano do Grão Pará, levou o assunto à tribuna da casa e não poupou críticas, inclusive pedindo união dos colegas, da imprensa e da população na cobrança pelas melhorias. Cristiano pensa até mesmo em levar o caso ao Ministério Público:
Outros vereadores também se manifestaram, como Vinícius Alves, Marcílio Souza, Niltinho do São Cristóvão, Geraldinho Cuíca e Toninho Gladstone.
O Jornal da Manhã procurou o secretário de Saúde, Gilberto Denoziro e ele esclareceu a mudança, que também atingirá as UBS’s. Ele confirmou que a medida realmente vem dos cortes em relação aos laboratórios terceirizados. No entanto, garante que a mudança dos exames para o hospital será provisória.
Já sobre os exames feitos na UPA, Denoziro explicou que é preciso licitar os equipamentos para que eles sejam feitos na unidade. Ele informou também que a prefeitura vai pedir autorização na Câmara para que os bioquímicos da Upa possam ser transferidos temporariamente para o hospital.
O secretário também declarou que está à disposição dos profissionais para esclarecimentos e informou que tudo está sendo decidido em conversa com servidores dos laboratórios e a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Os detalhes da logística estão sendo estudados e a previsão é que essa mudança seja implementada em 1º de maio, um dia depois do encerramento do contrato com os laboratórios terceirizados.
Com essa medida, a expectativa da Secretaria de Saúde é reduzir os valores dos exames. O custo deles em 2024 chegou a R$500 mil, pagos aos laboratórios terceirizados.
Fotos: Câmara Municipal de Pará de Minas e Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas