Hoje é dia de falar e refletir sobre o recurso natural que é indispensável para a sobrevivência humana na Terra. Neste 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre a importância da água, além de incentivar ações positivas e sustentáveis.
Em âmbito mundial, a reflexão desta data é voltada para a Preservação das Geleiras, com foco na proteção dessas massas de gelo, que são verdadeiros reservatórios naturais de água doce, fundamentais para o equilíbrio climático. Mas a reflexão também acontece em cada município a fim de chamar atenção dos cidadãos sobre o consumo consciente, a preservação das nascentes e o combate ao desperdício.
Em Pará de Minas a concessionária Águas de Pará de Minas mantém um importante trabalho de conscientização, além de diversos projetos importantes. De acordo com a superintendente, Márcia Freiberg, uma destas ações acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no programa Produtor de Águas.
Márcia reforça que a empresa, desde que chegou à cidade, há 10 anos, mantém uma política pautada na preservação, gestão e cuidado, evitando desperdícios.
A superintendente lembra que não basta a empresa realizar ações de preservação. É necessário uma consciência coletiva sobre o tema:
As reflexões em torno do Dia da Água também aconteceram ao longo da semana nas escolas e projetos sociais. E entre as ações deste sábado, destaque para o trabalho que está acontecendo neste momento, na Fazenda Anchieta, em Matinha.
No local a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realiza o plantio de várias árvores em Área de Preservação Permanente.
Fotos: Águas de Pará de Minas e Reprodução HeungSoon (pixabay.com)