Os contribuintes de Pará de Minas já receberam as guias para recolhimento do IPTU de 2025. A primeira parcela ou cota única do imposto deve ser paga até os dias 10 e 11 de abril, de acordo com a inicial do nome do proprietário do imóvel.
Com os seguidos processos de regularização fundiária realizados nos últimos anos, muita gente vai começar a pagar o imposto a partir de agora. E a novidade vale também para as chácaras que foram regularizadas, deixando de configurar como terreno rural ou produtivo.
Acontece que, em muitos destes locais, não há iluminação pública ou serviço de coleta de lixo, contribuições que compõem a guia do IPTU e esta cobrança tem deixado muitos proprietários revoltados.
Vários deles, inclusive, já procuraram a prefeitura, reivindicando uma revisão nas guias, para a retirada das taxas. Alguns, inclusive, representados por uma advogada que foi até a prefeitura em busca de uma negociação.
Atento à situação, o vice-prefeito Luiz Lima tem trabalhado na tentativa de encontrar uma solução equilibrada para o impasse. Ele pretende propor uma solução coletiva.
Uma reunião com advogados e proprietários dos imóveis que compõem estes chacreamentos já aconteceu na prefeitura. Quanto à contribuição para iluminação pública, o vice-prefeito lembra que ela não se refere apenas ao poste que ilumina a fachada do imóvel em questão, mas ao serviço de iluminação da cidade como um todo.