O Dia Mundial da Saúde e Nutrição foi lembrado por antecipação em Pará de Minas. Celebrado em 31 de março, a data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para a saúde.
Ontem, usuários e profissionais da Unidade Básica de Saúde São Cristóvão fizeram a festa e dançaram forró na quadra do bairro, numa referência à importância da atividade física para a saúde. O grupo Envelhecimento Saudável também esteve presente na programação.
As ações realizadas pelo município para garantir nutrição e alimentação saudável à população passam por diversas etapas, sendo que a porta de entrada delas está nas Unidades Básicas de Saúde.
São ofertados atendimentos individualizados, proposta de cuidados e planos nutricionais, além de frentes de suplementação, com indicação de dietas para os pacientes que necessitam de cuidados especiais na alimentação.
As ações são pensadas e planejadas pela Equipe Multiprofissional de Atenção Básica (EMAB). O trabalho foi explicado pela diretora Mary Campos:
A nutricionista Patrícia Ramos explicou que o trabalho serve de orientação para as pessoas, facilitando a relação delas com os alimentos.
E os eventos continuam. O projeto Horta Terapia vai mostrar como preparar receitas saudáveis com ingredientes cultivados na horta, na UBS Vila Ferreira na segunda-feira (31). Já o grupo Envelhecimento Saudável estará no Salão da Igreja Nossa Senhora das Graças, na próxima quarta-feira (2/4).
A agenda dos próximos eventos voltados para alimentação saudável pode ser consultada por qualquer usuário nas UBS’s. As mobilizações são feitas num contexto de cuidado continuado com a população, além dos eventos pontuais.
Fotos: Assessoria de Comunicação @prefeituraparademinas