Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Escassez do dinheiro miúdo complica a vida do comércio varejista

31/03/2025

A maioria dos consumidores tem optado por pagamentos em cartão e PIX e esses novos hábitos praticamente tiraram de circulação o dinheiro físico, sobretudo moedas, causando dificuldades na hora do troco.

Menos de 20% dos pagamentos estão sendo feitos em espécie, mostrando a mudança nos hábitos de consumo da população, o que tem gerado uma escassez de moedas e notas, principalmente as de menor valor, no comércio local.

O gerente do Mundo das Utilidades, Vitor Hilário Silva Pereira, relatou que os estabelecimentos estão tendo que se virar para conseguir dinheiro miúdo:

Além dos pagamentos digitais, outro fator que prejudica a falta de troco é que muita gente guarda dinheiro físico em casa. Uma pesquisa realizada pelo Banco Central mostrou que a cada 10 moedas em circulação, só seis são usadas no dia a dia. As outras quatro estão guardadas. 
E com a situação crítica, o comerciante faz um apelo para que as pessoas tragam o dinheiro guardado para circulação nos estabelecimentos. 

Ainda de acordo com o Banco Central, a tendência é que o número de pessoas que realizam pagamento em espécie diminua ainda mais nos próximos anos, embora haja mais dinheiro circulando atualmente que no período pré-pandemia. 
O estudo também revela que o dinheiro é mais utilizado em compras de menor valor, junto com o pix. Já o cartão de crédito ganha espaço em compras maiores. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa joaogbjunior (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  655 656 657 658 659 660




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis