Referência nacional na mineração, assim como no beneficiamento e produção de agalmatolito, a Lamil Lage e Minérios foi vendida. A empresa, fundada em Pará de Minas em 1947, está localizada na Fazenda Terra do Feijão, na extensão do bairro São Luiz, e agora pertence ao Grupo PH. Ela passou a se chamar Galmin Especialidades Minerais Ltda.
As negociações aconteceram em 2024, mas o fato se tornou público somente agora. O valor da transação não foi revelado. A empresa manteve todos os 130 funcionários, com mudanças apenas no comando administrativo.
Com a aquisição da empresa, a Galmin assume totalmente a gestão da única mina subterrânea do mundo deste mineral, e assegura que conduzirá suas operações com excelência, inovação e responsabilidade.
O coordenador administrativo da empresa, Marcelo Rodrigues, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, explicando a transformação da empresa:
Marcelo ressaltou também a importância do mineral no dia a dia das empresas e da sociedade em geral:
Quando se fala em minas e sobre a extração de minerais logo vem à cabeça os últimos desastres geológicos, mas o coordenador da Galmin tranquiliza a comunidade, explicando como é o trabalho subterrâneo da empresa e a destinação das sobras:
O nome Galmin é uma fusão que homenageia a especialização em agalmatolito e o Estado de Minas Gerais, destacando a base geográfica da empresa.