O abandono de animais é uma questão social séria e tem impactos negativos não apenas na saúde e bem-estar dos próprios animais, como também nas comunidades em que vivem. A realidade de Pará de Minas passa por esse problema, que tem gerado diversas reclamações a respeito do grande número de animais nas ruas.
Alguns culpam o poder público, outros pedem ajuda para os protetores de animais. No entanto, para mudar esse cenário, o caminho mais fácil é através da adoção responsável e da castração.
O Jornal da Manhã conversou com a médica veterinária Yara Lacerda, diretora presidente da ONG SOS Bichinho. Atuando há 12 anos no resgate e no apoio aos animais em situação vulnerável, ela lamentou a impossibilidade de atender a todos que precisam de ajuda. Voltou a reforçar a importância da castração para o bem-estar animal:
Vale lembrar que Centro de Controle Populacional realiza gratuitamente a castração dos pets. Para agendar a castração, basta entrar em contato com o CCP pelos telefones (37) 3233-5881 ou (37) 99121-0981.
Para saber mais sobre a adoção dos animais pela ONG SOS Bichinho, basta acessar o perfil no instagram @sosbichinho, por onde os voluntários avaliam o perfil desejado pelo possível dono e o perfil dos animais disponíveis.
Também é possível falar diretamente com Yara em seu pet shop Companhia dos Bichos. Todos os pets são castrados antes de irem para um novo lar.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM