A casa onde morou o venerável Padre Libério se tornou oficialmente um bem cultural tombado pelo município, com a publicação no Diário Oficial de Pará de Minas do decreto que homologa e regulariza o tombamento e o local, que foi nomeado como “Casa Antiga do Reverendíssimo Servo de Deus Padre Libério”.
O imóvel localizado na Rua Maestro Espíndola, nº363, no bairro Nossa Senhora das Graças, agora é protegido oficialmente, não podendo ser destruído, mutilado e nem sofrer intervenções sem prévia aprovação do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas.
A secretária de Cultura, Isabel Faria, destacou a importância do processo de tombamento na preservação das memórias do município.
Já a arquiteta Cleysi Mara Pinto Souza, presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, informou que o processo ainda não terminou, mas já é uma grande conquista para o município.
O objetivo do tombamento é fortalecer o turismo religioso na cidade, já que um futuro museu poderá atrair visitantes para conhecer a história de Padre Libério e também pela devoção tão grande na região ao venerável Servo de Deus.
A ideia é que o município compre a casa e instale nela um espaço cultural que preserve e difunda a memória de Padre Libério. Os recursos para a aquisição estão sendo levantados pelo vereador Vinícius Alves.
No entanto, o processo de compra pode se desdobrar em novos capítulos, já que uma das moradoras do imóvel manifestou sua insatisfação diante da maneira como tudo vem sendo tratado, sem o conhecimento das residentes.
Ana Luisa Costa Mendonça foi à Câmara Municipal e ao fazer uso da tribuna disse que ela, a mãe e a irmã residem na casa há 12 anos e ficaram sabendo dos trâmites apenas através da imprensa e das redes sociais.
O vereador Vinícius Alves, que está à frente do projeto, se desculpou por não ter procurado a família, mas ressaltou que a comunicação aconteceu oficialmente a um dos proprietários, que mora em Belo Horizonte.
Em nota, a Prefeitura de Pará de Minas informou que o proprietário José Ricardo de Freitas Mendonça recebeu a notificação de tombamento, procedimento que faz parte do protocolo de ações previstas no processo.
Os próximos passos para que o poder público adquira o imóvel passam pelo recebimento de verba destinada por emenda parlamentar, que deve estar em caixa nos próximos meses. Além disso, haverá uma comissão que avaliará o imóvel e dará continuidade às tratativas com a família para a oficialização da compra.
Fotos: Assessoria de Comunicação @prefeituraparademinas, Câmara Municipal de Pará de Minas, e Ilustrativa reprodução Google Maps