Aprovado em outubro do ano passado, o projeto de lei que institui em Pará de Minas o Programa de Oportunidade e Inclusão para Jovem Aprendiz, Pessoa com Deficiência ou Reabilitado Aprendiz, já está dando seus primeiros passos.
O objetivo da lei é ofertar postos de trabalho nas instituições públicas, ampliando as oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho.
As primeiras tratativas entre o poder público (Prefeitura e Câmara) com a Rede Cidadã já começaram a ser articuladas. A previsão é que seja realizada uma reunião na Secretaria de Gestão Pública para analisar a viabilidade do projeto, que deve ser implementado em breve.
O vereador Toninho Gladstone é um dos autores do projeto e se mostra entusiasmado com a parceria.
Os novos estagiários receberão um incentivo financeiro para trabalharem, como já é preconizado pela ação do Jovem Aprendiz. A expectativa é que, em um futuro próximo, os jovens possam atuar nas três esferas – Judiciário, Executivo e Legislativo, através dessa parceria. A Rede Cidadã tem mais de 300 jovens atuando nas instituições privadas e outros 300 aguardando uma oportunidade para o primeiro emprego.