O excesso de fios soltos e sem utilidade pendurados nos postes de Pará de Minas será tema de uma audiência pública, na tentativa de se alcançar uma solução para este problema que vem gerando diversos transtornos e acidentes em toda a cidade.
A proposta é do vereador Vinícius Alves e o encontro será realizado no dia 24 de abril, na Câmara Municipal. O objetivo é promover a discussão entre o poder público, população, entidades e empresas de telecomunicações sobre as melhores formas de resolver efetivamente o problema.
Segundo o vereador, a regulamentação das empresas que fazem o uso dos postes é essencial para que a lei seja efetivamente cumprida.
Além disso, Vinícius ressalta a importância de se pensar em políticas públicas para construir uma cidade mais bonita, limpa e segura. Ele afirma que as fiações subterrâneas para os novos bairros é uma medida a se pensar para a Pará de Minas do futuro.
GRAVAÇÃO: ( 00158 ) 47’’
Embora os diversos casos de quedas, tanto de pedestres quanto de motociclistas, tenham acendido o sinal de alerta, o município já conta com legislação que versa sobre o tema desde 2022. De acordo com a lei municipal, a concessionária de energia elétrica é obrigada a realizar o alinhamento dos fios por ela utilizados e a retirada daqueles não utilizados.
A empresa também deve notificar a todos que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, para que elas procedam à retirada dos fios que não estão sendo mais usados. Em caso de descumprimento da lei, as responsáveis podem ser multadas em R$ 1.200,00. Também está previsto a identificação dos cabeamentos.
Fotos: Ronni Anderson e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM