A decisão da Prefeitura de Pará de Minas em suspender a Cavalgada deste ano tem repercutido bastante na cidade, com a maioria das pessoas lamentando a ausência de um evento tão tradicional por aqui.
A justificativa da atual gestão é que não houve tempo suficiente para a organização, tendo em vista a mudança de governo. A Secretaria Municipal de Cultura também alegou falta de recursos financeiros.
Muitas pessoas passaram a questionar se o Sindicato Rural de Pará de Minas, que foi o idealizador da Cavalgada há mais de 40 anos, não poderia assumir a organização.
Mas a entidade negou. De acordo com nota divulgada pelo presidente Eugênio Diniz, desde 2013 o sindicato deixar de realizar e apoiar o evento que foi criado em homenagem a Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira.
A prefeitura não descarta a possibilidade de a Cavalgada voltar em 2026 e, desde já, conta com a torcida de boa parte da população.
O comerciante Alex Viana destaca a importância dela no calendário municipal de eventos, inclusive sugere que esse intervalo sirva para adaptações que favoreçam a qualidade da programação:
Já Divino Rodrigues e Rafael Assis defendem mais qualidade no desfile de animais, uma vez que eles sofrem as consequências da irresponsabilidade de muitos donos:
Outras pessoas, a exemplo de Ramon Alves Ribeiro, lamentam a ausência da Cavalgada neste feriado de 21 de abril por se tratar de mais uma perda no calendário de eventos:
Para vendedores como Hudson Marcos, que é proprietário de uma barraca para comercialização de comidas e bebidas, a perda não será restrita ao calendário, mas aos prejuízos financeiros também:
Agora, do outro lado estão as pessoas que gostaram da novidade. Na opinião delas, a Cavalgada perdeu o sentido há vários anos por causa da irresponsabilidade de muitos, sobretudo dos que bebem demais e castigam os animais.
Tem ainda aqueles que afirmam que a aglomeração de pessoas ao longo da avenida Presidente Vargas, que é o trajeto do desfile, chama muito mais atenção que o próprio evento, portanto, a Cavalgada perdeu sua essência.
E não faltam os que estão contentes com a suspensão dela neste ano, inclusive torcendo para que não volte a acontecer na cidade. Para esses, é imperdoável o volume de lixo após o desfile e o excesso de barulho e desordem na avenida.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura de Pará de Minas