Chegamos à Quinta-Feira Santa, data que marca o encerramento da Quaresma e o início do Tríduo Pascal. É o momento de concentração das principais celebrações do ano para a Igreja Católica.
De hoje até domingo serão celebradas a Instituição da Eucaristia, a Paixão de Morte de Jesus e a festa da Ressurreição, que são momentos fortes da fé cristã. Padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia São José, em São José da Varginha, falou conosco:
O sacerdote também destaca a importância da participação nestas celebrações especiais, assim como no dia a dia da Igreja, nas liturgias ao logo de todo o ano:
E vamos agora à programação religiosa na cidade: A Paróquia São Francisco confirma para logo mais, às 18h, no Centro Social Nossa Senhora das Graças, a solene celebração da Eucaristia, com a cerimônia do Lava-Pés, seguida do translado do Santíssimo para a Capela de Reposição e Vigília até a meia noite. Na Matriz, a celebração será às 20h, também com Lava-Pés, desnudamento do altar e a Vigília do Santíssimo.
Já na Paróquia da Imaculada Conceição, a celebração eucarística terá início às 20h, seguida da transladação do Santíssimo até o Salem, onde ficará em vigília.
No bairro Santos Dumont, a cerimônia na Igreja Nossa Senhora Aparecida será às 19h30, seguida da adoração ao Santíssimo. Só depois, acontecerá o translado para as salas da Catequese, no Centro Pastoral Santo Antônio.
Por sua vez, a Paróquia São Pedro confirma para as 19h a missa com a cerimônia de Lava-Pés na matriz, com a participação dos crismandos, seguida da vigília até a meia noite.
No bairro Dom Bosco, a celebração também terá início as 19h, na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, antecedendo o translado do Santíssimo até o Salão da Igreja.
Também as 19 horas será iniciada a celebração na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, seguida da Vigília Eucarística e do translado para a Capela do Santíssimo.
No mesmo horário, acontecerá outra celebração na Igreja de Santa Rita de Cássia, seguida de transladação do Santíssimo para a Igreja de São Cristóvão, onde haverá a vigília.
Hoje, às 9h, todos os sacerdotes e diáconos da Diocese de Divinópolis se reuniram na Catedral do Divino Espírito Santo, junto do Bispo Dom Geovane para a Missa do Crisma. Tradicionalmente, a cerimônia conta com a bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais.
Fotos: Pe. Gabriel