Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Com programação intensa, Sexta-Feira da Paixão leva milhares de pessoas às celebrações em Pará de Minas

19/04/2025

A Sexta-feira da Paixão em Pará de Minas teve programação intensa, desde as primeiras horas do dia, tomada por atos de fé, penitência e muita devoção. 

A data recorda o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado e faz parte do chamado Tríduo Pascal, com as celebrações que encerram a Semana Santa. É o único dia em que a Igreja Católica não celebra sacramentos, inclusive a Missas em todo o mundo. 

Muita gente acordou cedo para participar das tradicionais caminhadas penitenciais, com reflexões da Via Sacra e a temática da Campanha da Fraternidade. Neste ano os principais destinos destes movimentos foram o serra do Cristo Redentor, Gruta de Palmital, imagem do Cristo no Bairro Nossa Senhora de Fátima e a Igreja de São Judas Tadeu no bairro João Paulo II. 

Mais uma vez o local mais movimentado da sexta-feira Santa foi o Cristo Redentor, que recebeu uma estrutura especial, montada pela Prefeitura, com tendas e cadeiras, para acolher os penitentes. 

Hidratação também não faltou. Depois de uma longa caminhada penitencial ou a subida reflexiva das centenas de degraus até o alto da serra, os visitantes do principal cartão postal da cidade tiveram acesso à água potável.

Ela foi distribuída gratuitamente pela Águas de Pará de Minas. Ambulantes também estiveram no local comercializando água mineral, água de coco e alguns alimentos. 

Nós conversamos com alguns fiéis que falaram sobre sua experiência religiosa nesta sexta-feira da Paixão. Muitos deixaram relatos emocionados e aproveitaram o momento para falar sobre seus pedidos de oração: 

A Guarda Civil Municipal também esteve presente, não só no Cristo Redentor, mas em diversos outros espaços onde aconteceram manifestações religiosas referentes à Semana Santa, garantindo toda a segurança necessária. 

Em algumas paróquias as igrejas ficaram abertas ao longo do dia para que os fiéis refletissem a Via Sacra ali mesmo. E à tarde, aconteceu o ponto alto da Sexta-Feira Santa. Às 15h, horário em que Jesus foi morto, as paróquias celebraram a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Cristo.

Mais uma vez as igrejas da cidade ficaram lotadas, confirmando a fé e a religiosidade tão presente na vida dos paraminenses. 

O Padre Hedvan Richardson Souza Lucas, da paróquia São Francisco coversou conosco sobre essa participação massiva dos fiéis em todas as celebrações: 

Segundo o sacerdote, os fiéis estão cada vez mais conscientes sobre a importância da Semana Santa:

Padre Hedvan aproveitou para lembrar que a Semana Santa não termina na Sexta-feira da Paixão, e reforçou o convite para as celebrações deste sábado e domingo:

Ontem à noite também foram realizadas as tradicionais encenações, os sermões do Descendimento da Cruz e a Procissão do E,nterro, que mais uma vez atraíram um grande número de pessoas para as ruas e igrejas da cidade.

Neste ano apenas a paróquia Nossa Senhora da Conceição deixou de realizar a programação noturna. Dessa vez na Matriz do bairro Providência as atividades foram encerradas ainda à tarde, quando foi realizada a procissão do enterro, logo depois da Ação Litúrgica das 15h.

Fotos: Eduardo Franco/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis