A Vigilância Ambiental de Pará de Minas divulgou o resultado das ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti referente ao primeiro quadrimestre do ano. Os números mostram claramente o impacto positivo das diversas ações realizadas.
Segundo o relatório apresentado pelo diretor Adilson Batista, nesse mesmo período de 2024 o total de casos notificados foi 12.192, enquanto os casos confirmados de dengue chegaram a 3.119. Já agora, em 2025, as notificações caíram para 803 e os casos confirmados para 9.
Também houve queda expressiva em relação aos casos de chikungunya. No ano passado, tivemos 2.145 notificações e 1.408 confirmações. Agora, foram apenas 27 notificações e apenas um caso confirmado.
Adilson Batista afirma que essa queda acentuada se deve a dois fatores igualmente importantes. O primeiro deles está relacionado às ações efetivas da Vigilância em Saúde, com destaque para os constantes mutirões. Já o outro, diz respeito a uma maior consciência da população.
As crianças têm contribuído bastante com o processo, multiplicando as informações que recebem nas escolas:
Nesse período de baixas temperaturas, o risco é bem menor. Mesmo assim, a Vigilância em Saúde não vai baixar a guarda:
No Residencial Cecília Meireles, Capanema e Walter Martins foram recolhidos 9 caminhões em cada um deles. Já no bairro Padre Libério, foram 10 caminhões de materiais inservíveis.
Nos bairros Grão Pará, União, São Pedro, Vila Santa Isabel, Califórnia e no prolongamento do São Pedro, assim como no Distrito Industrial do bairro, foram retirados 8 caminhões de lixo.
Nos bairros Jardim Serra Dourada e São Paulo, foram 4 caminhões. E na Matinha, o mutirão recolheu 4 caminhões de materiais inservíveis.
Situação em Minas Gerais
Já os dados atualizados pelo Painel de Monitoramento das Arboviroses em Minas Gerais mostram que, neste ano, já foram confirmados 46 mil casos de dengue, sendo que 74 óbitos estão em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram confirmados 6.961 casos e dois óbitos, sendo que um terceiro está em investigação. A zika aparece no painel com 11 casos confirmados. Não há óbitos confirmados ou em investigação.
Foto: Reprodução (pixabay.com)