A Câmara Municipal de Pará de Minas aprovou, por unanimidade de votos, o projeto de lei apresentado pelo vereador Leo Xavier, instituindo o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios.
A iniciativa dele reflete uma preocupação antiga da população, que é o enfrentamento a um problema que só cresce de tamanho, principalmente no período da seca.
Com a lei, Leo Xavier pretende assegurar a prevenção de incêndios e o abastecimento de água em situações emergenciais, especialmente naquelas áreas de risco já identificadas ao longo do tempo.
O projeto prevê, por exemplo, a instalação de câmeras de Olho Vivo em pontos estratégicos do município, com destaque para a Serra das Torres, o que facilitaria bastante o combate a esse tipo de criminalidade.
Outro ponto de destaque no texto é a instalação de hidrantes em áreas pontuais, a fim de agilizar ações de forma mais eficiente. O projeto também determina a perfuração de poços artesianos e a integração do programa com órgãos afins, caso da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e a ONG Ama Pangeia.
Leo Xavier recebeu elogios dos colegas pela iniciativa e agradeceu emocionado o apoio à proposta:
O projeto de Leo Xavier determina que a viabilidade técnica e financeira do projeto será assegurada pela prefeitura, com a realização de estudos prévios e um planejamento detalhado para garantia plena de suas ações.
Fotos: Arquivos Rádio Santa Cruz