O anúncio que confirmou a escolha do novo líder da Igreja Católica é o assunto de maior repercussão na imprensa mundial. Desde o momento em que a fumaça branca saiu da capela sistina, que as manifestações são grandes.
O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, escolheu o nome de Leão XIV para seu papado. Ele é o 267º líder da Igreja Católica e ficou emocionado com a acolhida das mais de cem mil pessoas que estavam na Praça de São Pedro, no Vaticano, para vivenciar esse momento histórico.
Em seu primeiro discurso, Leão XIV, lembrou as últimas ações do Papa Francisco, conclamou a união da igreja e chamou os fiéis a proclamar o evangelho sem medo, a ser igreja missionária, de pontes, diálogos, e sempre disposta a receber todos de braços abertos.
A repercussão do anúncio do novo papa também foi grande em Pará de Minas, com muitos católicos se mostrando esperançosos com sua gestão. Fiéis como João Batista e Conceição Moreira esperam a continuidade da missão do Papa Francisco, que deixou um legado de humildade:
O bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís da Silva, também falou conosco. Disse que as primeiras falas do Papa Leão XIV o mostraram como um pastor próximo e afetuoso com seu rebanho.
O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, também se manifestou sobre o sucessor apostólico de São Pedro. De acordo com ele, A escolha do nome Leão XIV mostra o compromisso do novo papa com a Igreja de Cristo.
O papa Leão XIV celebrou sua primeira missa como pontífice na manhã de hoje (09/05), na Capela Sistina. Foi uma celebração restrita ais cardeais, mas transmitida ao vivo pela Santa Sé.
Ele também já esteve na Praça de São Pedro, onde concedeu bênção a todos os fiéis presentes. Além da oração, fez um discurso reforçando que a humanidade precisa de pontes.
E uma curiosidade: o novo papa estava de passagem comprada para realizar sua terceira viagem ao Brasil, onde participaria da Assembleia dos Bispos. O evento é organizado anualmente pela CNBB e só não aconteceu agora em razão do falecimento do Papa Francisco.
Perfil do novo Papa
Leão XIV é o primeiro papa agostiniano e o primeiro norte-americano. A eleição ocorreu no dia da Súplica a Nossa Senhora de Pompeia, o que deu um tom ainda mais simbólico ao início de seu pontificado.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, ele construiu sua carreira eclesiástica no Peru, onde foi nomeado como bispo da Diocese de Chiclayo.
Ele tem nacionalidade peruana e é lembrado com carinho como uma figura que trabalhou com as comunidades marginalizadas e ajudou a construir pontes na Igreja local.
Desde 2023, era prefeito do Dicastério para os Bispos no Vaticano, e tornou-se cardeal no mesmo ano. É visto como uma figura que favoreceu a continuidade das reformas do Papa Francisco na Igreja Católica.
Foto: Vatican News