O sistema de saúde de Pará de Minas continua enfrentando desafios. Desde o início do ano, as demandas referentes aos equipamentos de saúde tem se avolumado nos órgãos de atendimento à população.
Desta vez, além da demora para marcação de consultas, várias pessoas têm reclamado de remarcações frequentes de consultas agendadas previamente. Esses casos acontecem especialmente com médicos especialistas.
Segundo informações recebidas pelo Jornal da Manhã, os atrasos nas remarcações chegam a 6 meses. E as demandas estão desaguando no Conselho Municipal de Saúde, que está preocupado com a situação.
De acordo com o presidente da entidade, Maurício Rodrigues, as causas para os atrasos podem ser diversas. Por isso, é preciso fazer uma apuração mais detalhadas sobre esses casos.
Segundo Maurício, caso algum paciente se sinta lesado pelos atrasos ou remarcações, existem procedimentos que devem ser feitos para informar a demanda ao poder público.
As queixas podem ser encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde, na própria Secretaria de Saúde ou na Ouvidoria Municipal. No entanto, o conselheiro admite a dificuldade de atender a todas as solicitações em tempo hábil.
Ele também lembra que os cortes e mudanças na estrutura do sistema de saúde já eram previstos, uma vez que, com a mudança de gestão, são feitos ajustes dentro das ações propostas, que incluem redução de gastos.
As medidas para contenção de despesas têm sido duramente criticadas pelos vereadores e, principalmente pela população, que reclama da falta de agilidade no atendimento.
Foto: Pixels