O INSS já começou a enviar as notificações pelo aplicativo Meu INSS, sobre a primeira fase do processo de devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas.
Já amanhã, uma nova notificação será enviada com informações detalhadas sobre a associação responsável pelo desconto e o valor correspondente. A partir daí, o segurado poderá informar se reconhece ou não o desconto, sem necessidade de apresentar documentos.
As associações terão 15 dias úteis para apresentar provas da autorização. Se não comprovarem, terão mais 15 dias úteis para devolver os valores. O instituto então fará o repasse para a conta do segurado.
Nossa reportagem conversou com o advogado previdenciário Wagner Lúcio Lopes da Silva e ele explicou como saber se o beneficiário é uma vítima dos descontos irregulares
Comprovado o desconto, ele explica como proceder para formalizar o cancelamento das deduções indevidas e evitar novos problemas:
Do dia 26 de maio a 6 junho, começará o pagamento de mais de R$290 milhões de reais já retidos da folha de abril, que foi rodada antes que o caso dos descontos viesse à tona. Os valores serão depositados diretamente na conta bancária do assistido. A data varia de acordo com o número final do benefício.
Procon alerta
E é bom os segurados se prevenirem porque, segundo o Procon, os criminosos já estão se aproveitando do momento para aplicar golpes utilizando o nome do INSS.
Conforme o órgão, os golpistas têm entrado em contato com as pessoas e dizendo que para a liberação do dinheiro é necessário atualizar o cadastro e informar CPF, número da conta bancária e senha.
O Procon orienta que as pessoas desconsiderem qualquer ligação, mensagens ou SMS nesse sentido. O órgão afirma também que o INSS não vai telefonar para os beneficiários pedindo informações ou solicitando transferências de dinheiro.
Foto: Arquivos Rádio Santa Cruz.