A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Pará de Minas está concluindo o levantamento que será apresentado ao secretário de Saúde, Gilberto Denoziro, com solicitação de melhorias imediatas no setor.
A pasta é recordista de reclamações desde o início do ano, devido aos cortes que vem sendo feitos em relação ao número de profissionais e serviços. O secretário justificou as medidas com a necessidade de reduzir os custos de operacionalização, tendo em vista o endividamento do município.
Mas na medida em que tempo passa, a insatisfação popular aumenta, desaguando nos gabinetes de vários vereadores. Um deles é Cristiano Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da casa.
Ele tem percorrido todas as unidades de saúde do município e levantando detalhadamente os problemas que contribuem para a baixa qualidade do atendimento.
Em mais de 80% dos casos, a maior insatisfação é ocasionada pela demora na marcação de consultas e, principalmente, na remarcação. Segundo Cristiano, boa parte dos pacientes não poderia esperar tanto tempo devido ao estado de saúde.
A esperança do vereador é que outras contratações sejam feitas em breve. Segundo ele, do jeito que está, a saúde pública não pode continuar.