O outono começou há quase dois meses e a nova estação acendeu o sinal de alerta para a temporada das queimadas, agravada pela estiagem prolongada. Com isso, as autoridades de Pará de Minas e os órgãos de Prevenção e Resposta já se preparam para enfrentar o cenário.
Hoje à noite será realizado um encontro para discussão das ações de conscientização e prevenção contra as queimadas. Ele acontecerá a partir das 18h30 na sede do Sindicato Rural, como parte das ações da campanha “Juntos contra as Queimadas”, que envolverá o poder público, órgãos de proteção ambiental e a sociedade civil.
O projeto será desenvolvido em parceria da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Instituto Estadual de Florestas e a Emater.
O responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Social, capitão Edson Cecílio Silva, falou sobre a atualização dos planos de contingência e do fortalecimento do trabalho em rede para o bom enfrentamento ao período de incêndios no município.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Kenede Reis, boa parte dos casos é de origem comprovadamente criminosa, por isso trabalhar a conscientização da sociedade é tão importante.
No ano passado, Pará de Minas teve quase 300 focos de incêndio, com propagação fácil do fogo pela vegetação seca e solo acidentado. Os focos chegaram próximos a residências e demandaram um trabalho extenso das forças de resposta.
Mesmo não atingindo diretamente imóveis, as queimadas são extremamente prejudiciais para a população, principalmente no que diz respeito à qualidade do ar. Por isso, a relevância das campanhas educativas, principalmente nas escolas, como forma de mudar a mentalidade através da educação. Além disso, é fundamental pensar em soluções viáveis para esse problema.
Fotos: Roni Anderson/Rádio Santa Cruz