A execução dos hinos Nacional e de Pará de Minas deverá ser obrigatória nas escolas da cidade. É o que determina o projeto de lei de autoria do vereador Vinícius Alves de Menezes, aprovado recentemente pela Câmara Municipal e que aguarda sanção do Prefeito Inácio Franco.
O assunto já vem repercutindo em toda a cidade, já que o dispositivo legal traz uma ideia de resgate de uma postura cívica que era aplicada nas escolas e também em eventos públicos no passado.
Além de tocar os dois hinos, pelo menos uma vez por semana, nas escolas públicas e privadas, o projeto também determina que os estabelecimentos de ensino devem ensinar o canto, estudar a interpretação da letra dos hinos, bem como ensinar sobre os desenhos e significados das bandeiras.
Em conversa com o JM, o vereador Vinícius Alves falou sobre a importância do projeto que, segundo ele, tem recebido feedback positivo dos professores.
O vereador também contou que pretende realizar um trabalho de fiscalização e acompanhamento sobre a aplicação da lei.
Vale lembrar que o projeto, que deve ser sancionado em breve, também traz a obrigatoriedade da execução dos Hinos Nacional e de Pará de Minas na abertura de solenidades públicas e cerimônias cívicas realizadas pelo município.
E determina que o Hino de Pará de Minas seja executado facultativamente em eventos esportivas e culturais, além de cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe o sentido patriótico ao município.
Foto: Reprodução (pexels.com - Murilo Fonseca)