O grande número de novos empreendimentos imobiliários, principalmente abertura de loteamentos na cidade, tem gerado preocupação nas autoridades de Pará de Minas. O motivo é a dificuldade de criação das áreas institucionais, que atendam toda a população.
As alegações giram em torno dos terrenos destinados para construções que, muitas vezes, se tornam ineficientes para os novos moradores, prejudicando o acesso principalmente à saúde e à educação.
O mais recente motivo é a abertura de um bairro próximo ao Walter Martins. O receio é que, com a construção das casas, equipamentos públicos fiquem mais sobrecarregados, caso das unidades de saúde. A apreensão também está relacionada aos lotes sujos.
De olho na nova realidade, o vereador Geraldinho Cuíca defende a atualização do Plano Diretor do município e também do Código de Posturas, que são muito antigos e não correspondem mais às necessidades do município.
Geraldinho Cuíca também chama atenção para o fato de que muitas das novas construções não estão oferecendo contrapartida interessante para o município:
O vereador já levou essas demandas ao executivo municipal, obtendo a resposta de que uma força tarefa será montada em breve para a reavaliação do Plano Diretor e do Código de Posturas.
Foto: Roni Anderson/Rádio Santa Cruz