A realidade do Parque do Bariri, um dos principais pontos turísticos de Pará de Minas, voltou a preocupar o Observatório Social. Desta vez, o motivo está ligado ao registro de mortes brutais de animais naquele local, situação que tem preocupado bastante a comunidade.
De acordo com testemunhas, o número de ocorrências desta natureza aumentou bastante neste mês de maio. Várias delas aparentam agressões com pedras, conforme mostram imagens que o OSB anexou no ofício endereçado ao município, solicitando providências.
Também foi constatado o desaparecimento de uma capivara que habitava o local, o que pode indicar novamente uma ação humana degradante. Diante desse cenário, o Observatório solicita providências urgentes, considerando que os animais que habitam o Bariri fazem parte da fauna urbana e constituem uma marca afetiva e simbólica do local para os cidadãos.
No ofício, o OSB pergunta se alguma providência foi determinada à Guarda Municipal, a fim de atuar nesse caso. Também foi questionada a possibilidade de instalação de pontos do Olho Vivo cobrindo todas as áreas do parque.
Como o papel do Observatório é sempre o de contribuir com a gestão pública, ele também se valeu da oportunidade para oferecer sugestões que podem minimizar a situação.
A primeira delas é a instalação de placas educativas e informativas, indicando que maus-tratos aos animais se configuram em crime ambiental. A entidade também sugere a colocação de avisos sobre monitoramento, mesmo que simbólicos, que possam desencorajar a prática de agressões pela dúvida de realmente existir ou não o monitoramento.
E, por último, o OSB defende a realização de campanhas envolvendo a sociedade civil, o poder público e empresas locais, com o objetivo de arrecadar recursos para a instalação de equipamentos de vigilância, mesmo que sejam de menor custo.
A contrapartida seria a visibilidade dos parceiros da ação, por meio de informações em redes sociais, outros meios de comunicação e até mesmo de placas de sinalização no parque.
A Secretaria de Meio Ambiente respondeu o ofício do Observatório, informando que se preocupa e sensibiliza com os casos de crueldade com os animais no Parque do Bariri.
O secretário Kenede Reis informou que a prefeitura irá adquirir câmeras de segurança, para inibir tais práticas. Não foi informado, no entanto, a data do investimento.
Fotos: Arquivos do Observatório Social (OSB)