A Câmara Municipal de Pará de Minas será palco de mais uma audiência pública hoje à tarde. Ela será realizada pela Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a partir das 14h30.
No centro dos debates, a criação da unidade de conservação do Parque Natural Municipal Ecológico Urbano da Serra de Santa Cruz - Nem Villaça. É uma área central, localizada na confluência dos bairros Dona Tunica, Vila Raquel, Castelo Branco e Redentor, e que conta com a presença de dois biomas: Mata Atlântica e Cerrado.
A área total é de 136 mil metros quadrados e se tornou conhecida como Parque da Serra de Santa Cruz ou Parque do Cristo. A pretensão de se criar a unidade de conservação se deve ao fato de ser um ambiente que, apesar de estar na região central, é um refúgio para a vida silvestre.
Alguns estudos já foram feitos e identificaram várias espécies de pássaros, mamíferos, répteis e um inventário florestal que mostrou a riqueza e a grande diversidade de espécies da Mata Atlântica e do Cerrado.
Tem ainda a relevância cultural, turística, esportiva e principalmente religiosa do parque, visto que ele recebe diversos visitantes ao longo do ano.
Já existe uma lei datada de 2019, classificando a área como uma unidade de conservação, mas para que a situação do parque seja regularizada de forma correta será necessário uma audiência pública para obter sugestões da população local.
Foto: Arquivos Rádio Santa Cruz