Repercute muito no país a Proposta de Emenda à Constituição, que pode acabar com a reeleição e ampliar de quatro para cinco anos o mandato dos cargos do executivo.
O texto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que aprovou o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República e o aumento de 4 para 5 anos no tempo de mandato para todos os cargos eletivos.
Depois das discussões na comissão, até mesmo o mandato dos senadores, que hoje é de oito anos, poderá ser reduzido para cinco anos. A PEC também propõe a unificação da data das eleições municipais e gerais a partir de 2034.
Essas possíveis alterações têm ganhado apoio, com destaque para o fim da reeleição. O Jornal da Manhã foi às ruas de Pará de Minas e ouviu de muitos eleitores que os políticos precisam colocar em prática seus planos de governo dentro do período estabelecido para um único mandato.
Agora a proposta seguirá para votação no plenário principal do Senado, onde precisará de, pelo menos, 49 votos favoráveis, em dois turnos, para ser aprovada. Se isso acontecer, o texto irá para a Câmara dos Deputados, que também precisa analisar e voltar a matéria para que ela passe a valer.Foto: Arquivos Rádio Santa Cruz.