Mais de 19 mil cubanos chegaram ao Brasil em 2024, a maioria pedindo refúgio. Desde então, a imigração deles tem aumentado significativamente, impulsionada pela crise econômica e política em Cuba. Essa movimentação reduziu em 18% a população daquele país.
O município de Pará de Minas também vem registrando aumento do número de cubanos. Muitos vieram sozinhos, na perspectiva de futuramente trazer a família.
A opção deles por aqui se deve ao fato de a cidade ser bastante acolhedora, além de proporcionar oportunidades de emprego, o que também tem ajudado as fábricas a preencher diversas vagas em seus quadros.
Um fato que chama atenção é que entre os imigrantes existem muitos médicos, professores e terapeutas, além de profissionais de várias áreas de formação de nível superior, que agora trabalham em diversos cargos nas principais indústrias de Pará de Minas.
E o número de contratações não para de crescer, segundo o Jornal da Manhã já apurou junto aos trabalhadores e às próprias empresas. Só neste ano, foram dezenas, principalmente daquelas voltadas para o agronegócio.
O Jornal da Manhã conversou com alguns dos trabalhadores que, em entrevistas, preferiram não se identificar. Junto à reportagem, eles explicaram os motivos de vir para o Brasil:
Ele ainda ressaltou que o povo brasileiro é muito acolhedor:
Já o segundo trabalhador ouvido pelo JM é formado em medicina, mas está trabalhando em uma linha de produção de uma fábrica aqui de Pará de Minas. O sonho dele é trazer a família e fazer a prova Revalida, que é exigida pelo Governo Federal para a atuação de estrangeiros na medicina:
Ele ainda ressaltou as questões econômicas entre os dois países e explicou porque escolheu Pará de Minas:
Esses e vários outros trabalhadores estão morando de forma legal em nossa cidade, e agora buscam meios também legais de trazer seus familiares.