Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Segurados do INSS lesados com descontos indevidos, já caem em outros golpes

27/05/2025

Cerca de um milhão de empresas e associações estão envolvidas de alguma forma no escândalo dos descontos indevidos nas contas dos segurados do INSS. 

Duas delas já são alvos de mais de 30 mil processos, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Elas admitem que a principal queixa é quanto aos débitos automáticos em conta-corrente, mas afirmam que os descontos são autorizados pelos clientes, seja por documentos assinados ou gravações telefônicas.

A situação será investigada caso a caso e os órgãos responsáveis já estão bloqueando os descontos, diante da reclamação dos aposentados e pensionistas.

A própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já informou que, diante das reclamações dos clientes, as instituições fazem a suspensão imediata do débito futuro, promovendo as tratativas para solução e esclarecimento junto às empresas.

E enquanto muitos segurados buscam recuperar os prejuízos através de ações judiciais ou por solicitação junto ao INSS, os estelionatários continuam aproveitando da situação, sobretudo de pessoas que têm menos acessos à informação e às ferramentas digitais. 

O alerta vem de Aparecido Luiz Araújo, o Cido, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso em Pará de Minas. Ele relata os diversos golpes que vêm lesando os aposentados, duplamente prejudicados pela situação.

Cido recomenda aos idosos que não fiquem ansiosos e nem aceitem ajuda de desconhecidos, ligações telefônicas ou mensagens que peçam qualquer tipo de dados pessoais ou de contas bancárias. 

Ele também reforça que o INSS não solicita esse tipo de dados, já que todas estas informações sobre os segurados já estão no sistema da Previdência Social. 

Outra situação apontada pelo presidente do Conselho dos Idosos se refere aos casos de esquecimento da autorização dos descontos. As investigações vão apontar o que, de fato, aconteceu.

Lembrando que todas as informações sobre os descontos indevidos podem ser obtidas nos canais oficiais do INSS: o telefone 135 e a plataforma Meu INSS na internet. 

E a partir da próxima sexta-feira (30), as agências dos Correios também estarão aptas a prestar atendimento aos aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados.

Foto: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis