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Populares voltam a protestar contra a má qualidade da saúde pública na cidade

27/06/2025

Um caso que revoltou muita gente: uma moradora de Pará de Minas desabafou nas redes sociais o descaso que ela sofreu ao procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Providência. 

Segundo ela, mesmo com sintomas de febre e falta de ar, veio a orientação para aguardar fora da unidade, enquanto os profissionais participavam de uma reunião interna. A paciente afirma ter ficado no sol, sem qualquer tipo de assistência. 

O protesto dela se juntou a diversas reclamações sobre o sistema de saúde pública da cidade. Falando ao Jornal da Manhã, a denunciante relatou que não foi a primeira vez que teve um atendimento recusado, inclusive alguns familiares também já passaram por isso:

A paciente relata que permaneceu esperando por cerca de uma hora, mesmo com o estado de saúde se agravando. Outras pessoas também foram dispensadas com a mesma orientação: procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Sem conseguir atendimento na UBS, ela decidiu pagar por uma consulta particular. 

Ela questionou o posicionamento dos profissionais da UBS, já que o serviço deveria ser a porta de entrada para o sistema público de saúde, e não motivo de frustração para quem dependem exclusivamente do SUS.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, no último dia 26 de junho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Providência esteve com o atendimento suspenso, das 12h30 às 16 horas, devido à reunião interna da equipe multiprofissional, conforme cronograma previamente estabelecido no planejamento anual da unidade. 

Os atendimentos foram retomados após as 15h30, tendo em vista que a unidade tem o seu funcionamento em horário estendido até às 20 horas, para atendimento de demandas espontâneas e consultas agendadas.

Essas reuniões, que estão previstas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), garantem às equipes momentos com agenda protegida para a organização do processo de trabalho, avaliação das ações realizadas e planejamento de melhorias no atendimento à população. 

O objetivo principal é promover a qualificação dos serviços ofertados, o fortalecimento do trabalho em equipe e a melhoria contínua da atenção prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde. A população é sempre informada com antecedência, por meio da lista de transmissão e cartazes afixados na própria UBS, cinco dias antes da reunião. 

Ainda segundo a nota, todos os pacientes que procuram a unidade com alguma queixa são encaminhados para avaliação do enfermeiro da unidade onde passa por uma triagem, conforme o Protocolo de Manchester. 

Nesse procedimento, são avaliados todos os sinais vitais e o estado clínico do paciente, que é encaminhado em seguida para o atendimento, conforme a disponibilidade do médico na agenda do dia. Em caso de urgência, o usuário é encaminhado para a UPA 24 horas.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os agendamentos de consulta sejam realizados diretamente nas unidades básicas de saúde. Em contato com os pacientes, os agentes comunitários de saúde também podem realizar o agendamento caso seja detectada a necessidade. 

Apenas os idosos podem agendar uma consulta por telefone pois se trata de uma prerrogativa garantida pela legislação municipal. A Secretaria também salienta que o telefone da Unidade Básica de Saúde do Bairro Providência está funcionando normalmente.

Foto Ilustrativa: Reprodução Google Maps



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