Uma semana após a proibição do estacionamento em um dos lados da Rua Porciúncula, no bairro São Francisco, em Pará de Minas, os motoristas ainda enfrentam dificuldades para se adaptar às mudanças. A medida, que visa melhorar a mobilidade urbana e a segurança na região, tem gerado preocupação entre moradores e comerciantes locais.
A expectativa era que a mudança organizasse o trânsito e garantisse mais fluidez, mas, até o momento, o impacto positivo ainda não foi percebido por quem depende do movimento diário no local.
O Jornal da Manhã foi até o local para ouvir os comerciantes sobre a situação e a opinião é unânime: a sinalização tem sido o principal agravante.
De acordo com Marcílio Lopes, da Loja Santa Cecília, a nova regra acabou prejudicando o comércio. Segundo ele, a forma como foi feita a proibição não é eficiente para resolver os problemas da região.
Já Marilene Faria, da Casa Guimarães, aponta a falta de sinalização adequada como um dos principais problemas, o que tem confundido os motoristas.
Gabriel Duarte, do Restaurante Bitoque, também observa que muitos condutores continuam estacionando irregularmente. Ele acredita que o principal motivo é justamente a sinalização deficiente.
A alteração no estacionamento restringe o estacionamento entre as ruas Inocêncio III e Frei Leão. Agora, só é permitido parar do lado direito de quem sobe, no sentido centro-bairro. Por enquanto, as forças de segurança têm atuado em caráter educativo, com orientações sendo feitas aos condutores que estacionam do lado errado da via. Já a partir da próxima semana, as infrações serão autuadas. Fica o alerta para os motoristas, que devem redobrar a atenção para evitar multas.