Uma situação que só vinha acontecendo nos grandes centros brasileiros passou a ser frequente em Pará de Minas também. A pressa dos consumidores se tornou inimiga da lentidão do atendimento nos caixas.
O resultado é uma grande insatisfação dos clientes e perda nas vendas já que, muitos deles, estão deixando para trás o carrinho cheio de compras. A situação tem se repetido em todos os supermercados da cidade.
As filas enormes são formadas principalmente nos horários de pico e nos fins de semana, quando o movimento de clientes é sempre muito grande. Com número de atendentes insuficiente para uma demanda crescente, a insatisfação só cresce, como confirmou a dona de casa Sandra Oliveira:
O Jornal da Manhã também ouviu nos supermercados da cidade depoimentos semelhantes, como os de Elaine, Débora e Daniela:
E a solução para o problema deve demorar a acontecer. Existe escassez de mão de obra para o setor, que é considerado um dos mais extensos do varejo, tendo em vista que os supermercados funcionam de manhã até a noite e também aos domingos e feriados.
A agência de empregos do Sine de Pará de Minas confirmou o desinteresse de grande parte dos trabalhadores por esse segmento. As próprias empresas têm conhecimento da realidade e apesar dos investimentos tecnológicos, para a implantação dos caixas de autoatendimento, as iniciativas têm resolvido pouco o problema.
Os trabalhadores cobram melhores salários e jornadas mais curtas, e o setor responde que, pelo menos, por agora, não tem condição de atender devido ao elevado custo com a folha.
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