Pela primeira vez, Pará de Minas promoveu a Conferência Municipal das Cidades, espaço aberto ao debate democrático e à construção coletiva de propostas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e justo.
Mesmo com uma organização em curto espaço de tempo, o evento reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e especialistas nas discussões sobre os principais desafios do município.
Os temas debatidos giraram em torno dos eixos saneamento básico, sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade urbana e transformação digital.
Ao final da conferência, foram aprovadas oito propostas municipais que serão levadas pelos representantes de Pará de Minas na etapa estadual. Destaque para o aterro sanitário, que opera próximo ao limite, revitalização dos espaços públicos, uso do fundo municipal de prevenção de desastres e o monitoramento do georreferenciamento da cidade.
O vereador Geraldinho Cuíca foi um dos presentes e elogiou muito a realização do evento. Ele se mostrou esperançoso quanto à implantação das medidas debatidas, que devem beneficiar diretamente o cotidiano dos cidadãos.
A Conferência Estadual das Cidades de Minas Gerais está prevista para a primeira semana de agosto. Já a etapa nacional deve ocorrer até 30 de outubro, reunindo propostas de todo o país para consolidar diretrizes de desenvolvimento urbano em nível federal.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM