O Sindicato dos Bancários de Minas Gerais realizou uma paralisação parcial ontem em Pará de Minas na agência do Itaú, localizada no centro da cidade. No período da manhã, os clientes só tiveram acesso à área dos terminais de autoatendimento.
O motivo da paralisação foi a insatisfação da entidade com pontos considerados prejudiciais à categoria e também aos clientes. O principal deles é o fechamento de agências físicas no território mineiro.
No município de Betim, por exemplo, das seis agências, quatro foram fechadas. Já em Papagaios, a única agência física encerrou as atividades. Em outras cidades, o cenário vem se repetindo.
A ação realizada em Pará de Minas foi coordenada pelo diretor regional do Sindicato dos Bancários, Marco Aurélio Alves. Ele lamentou bastante a postura do Itaú, alegando grandes prejuízos para a clientela:
Segundo Marco Aurélio, somente em Minas Gerais já houve o fechamento de 50 agências do Itaú. E em outros municípios, o banco está implantando um novo modelo de negócios:
O sindicalista também confirmou que essas paralisações parciais estão acontecendo dentro das normas legais:
A presença dos sindicalistas na porta do banco, com a distribuição de panfletos informativos, deixou apreensivos vários clientes. Todos eles resistentes à possibilidade de Pará de Minas perder a única agência do Itaú:
A gerência do banco Itaú não se manifestou, mas o espaço continua aberto. O Sindicato dos Bancários de Minas Gerais está se mobilizando em várias cidades, com ações semelhantes à que aconteceu ontem por aqui.
A luta da entidade também é pelo impedimento do fechamento de agências no interior do estado de outras instituições, como os bancos Mercantil, Brasil, Santander e a Caixa Federal.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM