Cresceu 30% o número de mortes provocadas por problemas cardiovasculares, desde o último mês. Nesta época de frio, o coração precisa de cuidados maiores para a prevenção de doenças.
O inverno é responsável por um aumento de 20% dos casos de doenças cardiovasculares, com mais chances de infarto e AVC. Especialistas lembram que o frio faz mais vasoconstrição e, com isso, mais hipertensão, aumentando a viscosidade do sangue e agregação de plaquetas, e como resultado, provocando mais trombose.
Além disso, nessa época as pessoas ficam mais propícias às viroses respiratórias, particularmente a gripe, que é um grande fator de risco para infarto nos indivíduos acima de 60 anos.
Os médicos também reforçam o alerta sobre os remédios para gripe, pois alguns deles têm substâncias vasoconstritoras que podem acelerar o coração e reduzir o calibre dos vasos, levando à taquicardia e hipertensão, além de isquemia miocárdica.
A recomendação geral é para todos se vacinarem, mantendo-se ativos, cuidarem da alimentação, procurarem o sol e evitarem exposição excessiva ao frio intenso.
Foto Ilustrativa: Reprodução hamiltonpaviana (pixabay.com)