Crianças com um ano de idade já podem receber a vacina meningocócica ACWY como reforço no esquema de imunização contra a meningite, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante oferece proteção ampliada contra quatro sorogrupos da doença (A, C, W e Y), substituindo o reforço que antes era feito apenas com a vacina meningocócica C.
A mudança foi implementada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura e a eficácia da proteção infantil. A enfermeira Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, avalia muito bem a alteração, uma vez que ela amplia significativamente a proteção.
De acordo com a nova orientação, o esquema vacinal passa a ser assim: duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 e 5 meses. Já aos 12 meses, a dose de reforço com a vacina ACWY. Entre 11 e 14 anos, a orientação é aplicar uma nova dose da ACWY, conforme o histórico de vacinação de cada paciente.
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias e outros agentes. A forma bacteriana é a mais grave, podendo evoluir rapidamente, o que reforça a importância da vacinação.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM