A marca de brinquedos Mattel acaba de lançar a primeira Barbie com Diabetes Tipo 1. De acordo com a empresa, a nova versão da boneca mais famosa do mundo tem como objetivo promover a inclusão e a representatividade.
A criação foi desenvolvida através de uma parceria da Mattel com uma ONG que trabalha na pesquisa e nos avanços dos tratamentos de diabetes. A ideia era fazer com que a Barbie apresentasse características e assessórios que ajudassem as crianças com diabetes a se identificar com ela.
A nova boneca tem um sensor para medir em tempo real o nível de açúcar no sangue, além de uma fita médica no braço, em forma de coração rosa, e um pequeno telefone para monitorar os níveis de insulina.
O assunto tem chamado atenção da opinião pública, assim como dos profissionais da saúde que aprovaram o lançamento e atribuem à nova Barbie o status de brinquedo terapêutico.
A enfermeira Helena dos Santos Correia, da Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Pará de Minas (Assodipam), falou conosco:
Além de ajudar na conscientização e no tratamento, Helena também chama atenção para a importância da nova boneca na identificação e aceitação da condição de saúde.
Helena também informou que a Barbie não é o primeiro brinquedo voltado para crianças com diabetes. Ao participar de um congresso recentemente, ela assistiu a apresentação de uma boneca semelhante, por parte dos profissionais multidisciplinares da prefeitura de Jundiaí-SP.
Era uma boneca de pano, mais acessível, e que foi desenvolvida inclusive para o gênero masculino, para garantir maior abrangência:
A Barbie com diabetes Tipo 1 já está à venda nos Estados Unidos e já está chegando ao Brasil.