O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) confirmou a reincorporação do trecho urbano da BR-352, entre a rotatória da Francap e o trevo da MG-060. A decisão foi confirmada pelo diretor-geral do órgão, Rodrigo Tavares, durante visita que ele fez a Pará de Minas na manhã de ontem.
Ele chegou à cidade acompanhado do deputado estadual Betinho Pinto Coelho, que vem acompanhando o caso desde o início do ano. O trecho em questão está sob a responsabilidade do município já há algum tempo.
O diretor do DER percorreu a faixa de domínio, acompanhado de autoridades municipais, e afirmou que o órgão vai aceitar de volta os 4 km. Segundo Tavares, a reincorporação do trecho ao órgão agora só depende de um ato oficial, que é a publicação da autorização do Governo de Minas no Diário Oficial.
O diretor do DER também anunciou que existe a possibilidade de ampliação da rodovia, seja através de uma duplicação ou mesmo de uma terceira faixa, desde que a Prefeitura de Pará de Minas participe dos investimentos:
O prefeito Inácio Franco considerou muito boa a perspectiva, afirmando que a duplicação traria grandes benefícios. Além disso, ele também comentou outro projeto em estudos, beneficiando cidades da região, no caso a terceira faixa na MG-060.
A questão agora é financeira e as prefeituras avaliam a possibilidade de utilizar recursos da mineradora Vale, pela compensação da tragédia de Brumadinho:
O prefeito de Pequi, André Melgaço, também participou do encontro de ontem, reforçando a mobilização devido ao interesse do seu município e de outros da região nas melhorias das rodovias 352, 060 e 431.
São municípios que precisam de boa trafegabilidade para escoamento da produção. O agronegócio da região é forte e não pode encontrar dificuldade para o transporte da produção.
Fotos: @prefeituraparademinas