Alívio para as pessoas diabéticas que recebem atendimento pelo SUS em Pará de Minas. Horas depois de anunciar a interdição cautelar dos glicosímetros e tiras reagentes da marca OK-PRO, a Secretaria Municipal de Saúde trouxe uma boa notícia.
Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Carla Isabella Gonçalves, o município conseguiu em tempo recorde viabilizar o recebimento emergencial de uma remessa de tiras reagentes para o aparelho ACCU-CHEK, usado para aferição de glicose.
Dessa forma, já foi iniciada a distribuição para as unidades básicas de saúde, garantindo que os atendimentos e procedimentos de rotina sigam com o suporte necessário.
Segundo Carla, neste momento, devido à quantidade recebida, será necessário priorizar os pacientes com diabetes tipo 1, que necessitam de aferições mais frequentes e o controle mais rigoroso para o uso de insulina.
Novas remessas já estão programadas para as próximas semanas, o que permitirá a ampliação do fornecimento a todos os usuários.
A interdição dos glicosímetros da marca PRO foi determinada pelo Ministério da Saúde, que está questionando a segurança e a eficácia dos produtos distribuídos através do SUS.
A medida governamental suspende temporariamente a distribuição, a dispensação e o uso dos produtos até a apresentação dos resultados das análises clínicas.
Fotos Ilustrativa: Reprodução gMontage (pixabay.com) e @prefeituraparademinas