O INSS liberou a consulta aos valores que serão devolvidos aos aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos entre 2020 e 2025. A consulta ao extrato de pagamento pode ser feita pelo site e aplicativo Meu INSS.
Para isso, basta a pessoa acessar e colocar a senha do gov.br, clicar em consultar descontos de entidades associativas e extrato de pagamento para checar o valor. A verificação também pode ser feita presencialmente nas agências dos Correios, bastando a apresentação de um documento de identidade com foto e número do CPF.
O passo a passo é um procedimento simples, mas os segurados devem prestar bem atenção nele, segundo o gerente do INSS em Pará de Minas, Gabriel Leite Gomes.
Gabriel também lembra que a devolução dos valores será feita em lotes de pagamento, sendo o primeiro previsto para o dia 24 de julho, quando milhares de segurados já devem receber o depósito em conta.
A liberação dos lotes vai respeitar critérios de prioridade, sendo os primeiros contemplados os maiores de 75 anos e as pessoas com deficiência.
Vale lembrar que a agência do INSS em Pará de Minas já vinha recebendo reclamações sobre os descontos indevidos há alguns anos, o que fez com que fossem adotadas medidas de proteção aos segurados, que preenchiam formulários para suspender o desconto o quanto antes.
Os que foram lesados, na época, também foram conduzidos ao Procon, para que o órgão de defesa do consumidor mediasse as tratativas junto às associações e assim recuperar os valores.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM