Pará de Minas está entre os dez municípios mineiros que terão apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente para a criação de um Plano de Ação Climática próprio.
A inclusão da cidade no grupo foi possível após a classificação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil em um edital do Governo do Estado.
Inclusive a elaboração do plano já foi iniciada, durante uma reunião com a participação de vários secretários municipais e do responsável pela Defesa Civil local, Edson Silva. Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e da UFMG.
O objetivo do trabalho é a criação de um cronograma de ação para mitigação dos impactos provocados pelas mudanças climáticas no município, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
O responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Edson Cecílio Silva, falou sobre a importância deste apoio, de olho no futuro do planeta:
Natália Mol, professora do curso de Arquitetura da UFMG e uma das coordenadoras da Plataforma Climativa, também esteve na cidade e falou sobre o passo a passo para a criação do plano de ação. E ela defende a participação popular na identificação dos problemas da cidade.
O biólogo paraminense Libério Silva, integrante da equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. também falou sobre a escolha de Pará de Minas neste projeto piloto.
Animada com os futuros resultados da assessoria da UFMG, Fernanda Silva, que é gerente de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, falou de suas expectativas.
O projeto prevê a construção de um cronograma para elaboração do Plano de Ação, com duração de nove meses. Com isso o Plano só deve ser concluído e apresentado à comunidade em abril de 2026.
Fotos: @prefeituraparademinas