A Prefeitura de Pará de Minas informou que os testes rápidos para diagnóstico da leishmaniose visceral canina estão indisponíveis no município. O atendimento foi interrompido devido à ausência de repasse dos exames por parte do Governo de Minas Gerais.
A situação vem sendo acompanhada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que já entrou em contato com a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis. O órgão municipal aguarda um posicionamento oficial sobre a regularização no envio dos testes.
O médico veterinário do CCZ, Oscar Leitão, orientou que, enquanto o fornecimento dos testes rápidos de leishmaniose visceral canina não é restabelecido, é preciso aguardar.
Oscar Leitão
O veterinário reforça que, diante da suspeita, é importante procurar o CCZ para orientações. Apesar da falta dos testes, os atendimentos continuam e o órgão está montando uma lista de espera.
Quem tiver interesse em realizar o exame deve entrar em contato pelos telefones 3231-7817 ou 99121-0740 (WhatsApp). Os cadastros estão sendo feitos, e assim que os testes forem recebidos, a equipe do CCZ entrará em contato para agendar o procedimento.
A leishmaniose visceral é uma doença grave, que pode comprometer vários órgãos e sistemas do corpo do animal. Entre os sintomas mais frequentes estão a descamação ao redor dos olhos, focinho e pontas das orelhas, além de emagrecimento com ou sem perda de apetite, febre, apatia, perda de massa muscular e crescimento exagerado das unhas.
Fotos: @prefeituraparademinas