A Secretaria Municipal de Saúde abriu hoje a Campanha de Vacinação Antirrábica. Com foco na ampliação da cobertura vacinal em Pará de Minas, a ação será realizada de forma prolongada nas comunidades rurais, se estendendo até o dia 19 de setembro.
Nos povoados e distritos, a imunização acontecerá sempre das 8h30 às 15h, de segunda a sexta-feira, com os horários e locais variando de acordo com a distância da comunidade.
Já na zona urbana, a vacinação acontecerá em dois sábados: dia 27 de setembro e 4 de outubro, das 8h às 16h, com plantão de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do vacimóvel que estará disponível no Parque do Bariri. As comunidades de Ascensão, Tavares, Torneiros e Carioca também serão atendidas nessas datas.
O médico veterinário Oscar Leitão, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), volta a alertar os tutores sobre a importância da vacinação antirrábica como forma de prevenção fundamental para impedir que o vírus da raiva atinja o meio urbano.
Podem ser vacinados os animais saudáveis, a partir dos três meses de idade, incluindo cadelas prenhas ou lactantes. Apenas os animais que estiverem doentes devem ser poupados da imunização, já que a eficácia da vacina pode ser comprometida ou haver piora no quadro de saúde.
Embora não haja casos registrados da doença em cães e gatos na cidade há vários anos, no final do ano passado um caso foi registrado em um equino. O vírus continua circulando no Brasil, especialmente no ciclo silvestre por meio dos morcegos.
A meta da campanha é proteger não só os pets, mas também evitar riscos à saúde pública, já que a raiva é uma doença letal tanto para os animais quanto para os seres humanos.
Confere o cronograma completo da vacina antirrabica
Fotos: @prefeituraparademinas