O alto consumo do morango do amor, sobremesa que virou sensação do momento, não está fazendo a alegria somente das doceiras e confeitarias. O movimento de clientes também cresceu nos consultórios odontológicos, se transformando em um pesadelo para os dentistas.
Tanto que o próprio Conselho Federal de Odontologia emitiu um alerta sobre os perigos associados ao doce. Segundo a entidade, alimentos com textura dura, como é o caso da casca do morango do amor, representam um risco mecânico e biológico.
Por serem rígidos, eles podem provocar fraturas e lascas em dentes naturais e, de fato, já estão causando. O Conselho Federal também alerta que alimentos duros e pegajosos devem ser evitados por pessoas que fazem uso de próteses, podendo ocasionar fraturas nelas também.
Mas o morango do amor não pode ser totalmente responsabilizado pelos problemas que chegam aos consultórios odontológicos. Os especialistas afirmam que é preciso tomar cuidado também com alimentos como castanha, milho de pipoca e pé de moleque, dentre outros.
A culpa está recaindo mais agora sobre o morango, por dois motivos. O primeiro é o alto consumo, depois que ele viralizou nas redes sociais. E o outro acontece quando o doce é mal preparado e fica com a casca dura demais.
Agora, se você pensa que os problemas estão recaindo somente nos consultórios de outras cidades, errou, viu? Em Pará de Minas também estão ocorrendo várias situações complicadas, segundo confirmou o dentista Alan Antônio Sabará.
Nessas últimas semanas ele já atendeu vários pacientes com fraturas nos dentes:
E fica outro alerta: depois de consumir doces – se for o morango do amor, que seja sem casca dura – o ideal é escovar os dentes, caprichando nos locais de difícil acesso. Associada à boa escovação, o uso do fio dental também é recomendado.