O Conselho Tutelar de Pará de Minas está fortalecendo junto às famílias que por algum motivo chegam à entidade, que a agressão física não é a maneira correta de se educar os filhos.
A mobilização ganhou força a partir do levantamento feito pelos órgãos de segurança, de que a cada hora chegam aos sistemas oficiais no Brasil, cerca de 33 denúncias de abusos e maus-tratos contra crianças e adolescentes.
Apesar de elevado, esse número pode representar apenas 10% do total de casos, já que as pesquisas estimam uma subnotificação em torno de 90%. A maioria das agressões é praticada por pais ou parentes dos menores.
Os índices registrados em Pará de Minas são bem menores que na maioria das cidades. O Conselho Tutelar faz esta estimativa diante da baixa periodicidade dos casos que chegam ao órgão.
Mas isso não significa dizer que eles existem e antes que aumentem, os conselheiros tem fortalecido nas famílias o conceito de que correção é diferente de agressão. A conselheira Érica Ferreira falou conosco:
Érica Ferreira também pede a colaboração da comunidade no combate à agressão. A qualquer sinal as pessoas devem usar os canais oficiais para denunciar o fato. Presencialmente, na rua Acre, 84, centro de Pará de Minas, ou de forma anônima, pelo telefone 37/ 3233 5935 e pelo WhatsApp 37/ 99803 3913. Também é possível relatar o fato no Disque 100, canal exclusivo dos direitos humanos.