A Polícia Militar de Minas Gerais está desenvolvendo em todo o estado a Operação Agosto Lilás, criada para potencializar as ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
A mobilização já chegou a Pará de Minas e está sendo desenvolvida pela 19ª Cia da PM. Várias ações preventivas também estão previstas até o final do mês, todas focadas na importância da prevenção contra a violência doméstica.
A PM pretende realizar palestras educativas e reforçar as operações voltadas ao cumprimento dos mandados de prisão. Blitz no trânsito, para a distribuição de folhetos, também fazem parte da programação.
A mobilização em torno do Agosto Lilás precisa alcançar toda a comunidade, segundo a Tenente Angélica. Por isso, o assunto precisa ser discutido à exaustão, até mesmo para salientar que os agressores precisam ficar longe da sociedade:
Segundo a tenente, embora a violência doméstica aconteça de diversas formas, uma das mais comuns é a esperança de que a agressão não vai mais acontecer. Iludida com a situação, a mulher acaba sofrendo mais. Muitas vezes, ela leva anos para denunciar o agressor. Sem falar nos casos em que a vítima passa a vida toda sofrendo e nunca tem coragem de tomar uma decisão.