Desde o início do ano que a população vem reclamando dos atendimentos na saúde pública de Pará de Minas. Entre as principais queixas estão a demora nas filas de espera da UPA-24h.
Muitas pessoas lamentam ter que aguardar muito tempo após a triagem, convivendo em um mesmo espaço com pessoas que possam transmitir outras doenças.
As reclamações também têm chegado ao Conselho Municipal de Saúde, sem falar nos pedidos para que alguma medida seja tomada a fim de agilizar os atendimentos de urgência e emergência.
Acontece que depois de fazer um levantamento sobre a situação, o Conselho de Saúde apurou que o maior problema está mesmo na procura inadequada pelos serviços da UPA.
O presidente Maurício Rodrigues Nogueira lamenta a ocorrência do fato e reforça a necessidade das pessoas recorrerem primeiramente às Unidades Básicas de Saúde nos bairros.
Maurício Rodrigues também reconhece que o atendimento nas UBS tem sido demorado, sobretudo no que diz respeito à marcação de exames e consultas. O problema agravou no inverno, devido à alta incidência das doenças respiratórias.
O Conselho Municipal de Saúde segue atento às demandas da comunidade e vem acompanhando as ações realizadas pela Secretaria de Saúde, a fim de que as políticas públicas voltadas sejam promovidas de forma mais efetiva.